Escolha um local adequado para o seu roteador.

Se você tem alguma rede wifi em sua casa há algum tempo. Pode ter ficado incomodado por ir em locais em que a rede wifi não alcança, é normal até certo ponto, mas em casos mais específicos é motivo de raiva, poís a conexão pode se perder até mesmo a poucos metros do roteador. Por isso, é preciso analisar qual é o melhor lugar da sua casa para colocar o roteador, que funciona com ondas, como as de rádio ou as do seu celular. Sendo assim, qualquer obstáculo no meio do caminho pode interferir na sua cobertura.





A melhor estratégia é colocar o roteador em um lugar alto, assim o sinal se expande para baixo e para os lados e ele fica livre de objetos ao redor. Visto que o sinal se espalha por todas as direções, o mais indicado é colocá-lo no centro do cômodo. Outro ponto importante é instalá-lo no cômodo da casa onde mais irá utilizá-lo. Vale lembrar que telefones sem fio e microondas podem interferir no sinal. Por isso, o ideal é manter o roteador bem distante desses itens.

Proteja seu WI-Fi de invasores

Mesmo que você já possua uma senha cadastrada em sua rede sem fio, pode ser que ela tenha sido descoberta e algum vizinho que esteja utilizando sua conexão, o que a deixará mais lenta. Uma das melhores maneiras de se proteger é optar por um senha padrão de segurança mais avançado. Assim como qualquer senha, ela precisa ser de difícil acesso, sempre misturando números e letras. Também é aconselhado que você altere a sequência frequentemente e, para evitar que outras pessoas identifiquem sua rede e possam tentar descobrir a senha, evite utilizar nomes que indiquem de onde é o sinal, como "Wi-Fi do fulano". Há ainda uma outra medida, mais radical, para limitar quem tem acesso ao seu roteador.



Aparelhos e obstáculos também causam interferência!

Se quiser melhorar o sinal de seu roteador, é bom deixá-lo longe de abajures (ou qualquer lâmpada), telefones sem fio, geladeiras, controles de garagem,máquinas de lavar,fornos de micro-ondas , caixas de som e qualquer dispositivo capaz de gerar um sinal de rádio que possa interferir com sua conexão. paredes também são limitantes. Não adianta esperar um sinal forte com o roteador posicionado a metros de distância e com 4 ou 5 paredes de distancia.




Legenda: O computador não está conectado a internet.

Repetidores de sinal

Os repetidores Wi-Fi são uma alternativa para aumentar a área de cobertura do sinal de rede em residências e escritórios. Um repetidor Wi-Fi, como o nome diz, serve para repetir o sinal sem fio de uma rede doméstica. A ideia é simples: o repetidor recebe o sinal gerado pelo roteador e o amplifica, fazendo com que a rede alcance uma área maior do que aquela que seria possível sem o uso do aparelho. Caso não seja possivel a troca ou melhor posicionamento do roteador, a melhor opção estaria no investimento de um Repetidor WI-FI.