Que a internet revolucionou o mundo, nossos costumes e hábitos não é novidade, podemos afirmar que esse novo costume nos tornou dependente da internet como um todo, não é atoa que uma queda rápida já nos deixa desesperados não é mesmo. Foi exatamente pensando nisto, e começando 2018 com o pé direito que elaboramos algumas soluções que comumente podem solucionar o seu problema e o de muitos outros.

1º Verifique o roteador

Roteadores são aparelhos muito suscetíveis a falhas e travamentos, é inevitável, portanto observe como os leds do roteador piscavam ou se informe sobre o padrão específico determinado pela fabricante, que mostram as informações como a atividade de conexão local e tráfego de internet. Se ícones que piscavam incessantemente agora ficam estáticos ou há alguma luz piscando diferente do que é corriqueiro trate de reiniciar seu roteador, esse tipo de comportamento é um bom indício que a queda de internet está em seu aparelho.

2º Verifique o cabeamento.

Preste atenção se o cabo de energia do roteador esta danificado ou fora do encaixe. Também atente-se se o cabo que vem de sua antena está plugado na entrada certa, tanto em sua POE quanto no roteador.

Nao sabe o que é POE? POE ou Power over Ethernet é a tecnologia que permite transmitir energia elétrica pelo cabo de rede. Dessa forma, é possível alimentar eletricamente dispositivos sem a necessidade de passar cabos de energia e usar fontes de alimentação elétrica.

Então fique atento se o cabo do seu rádio está na porta POE de seu aparelho e o que vai ao roteador está na porta LAN de seu POE.

Esteja esperto se o cabo que sai do seu POE em direção ao roteador está ligado na porta correta, normalmente a porta a ele direcionada é destacada com uma cor diferente ou o nome (“WIRELESS”, “POE” enquanto as outras portas estão escritas “LAN1”, “LAN2” e etc..)

3º Verifique os dispositivos em que você está tentando utilizar a web.

Verifique seu celular, computador ou quaisquer dispositivo defeituoso, tente desligar e ligar novamente o wifi do seu aparelho ou computador a partir das configurações, caso você ainda esteja offline leve em consideração reiniciar os aparelhos.

4º Contate o suporte

Caso nenhuma das opções acima forem efetivas, entre em contato com o suporte tecnico. É uma triste notícia mas se nenhuma das opções funcionarem o melhor a fazer é seguir a orientação em domicílio ou a distância do suporte. Cite suas tentativas e se informe se a rede de internet está estável ou oscilante no momento.